Street workout, saiba como praticar esse esporte

No street workout – treino de rua, em tradução literal – o praticante usa o peso do próprio corpo para executar exercícios em barras fixas, paralelas, no solo e até mesmo se apoiando em companheiros de treino. A prática exige força, coordenação, explosão e equilíbrio e pode ser praticada ao ar livre, na rua ou em praças e locais públicos que ofereçam os equipamentos, ou até mesmo dentro de casa. Com criatividade, os atletas conseguem transformar itens do cotidiano em aparelhos para o treinamento. A modalidade já é praticada em cerca de 90 países, tendo os Estados Unidos e a Rússia como referências.

 

Para iniciar o treino de street workout, que pode ser praticado por qualquer pessoa, é preciso escolher uma roupa confortável. O uso de calça legging ou shorts são boas opções para as mulheres. Para os homens, o indicado é o uso de bermudas de tactel ou material mais leve.

 

Devidamente trajado e com seu guarafrut de lado pra te dar energia pra os exercícios, vamos precisar preparar o corpo para a atividade. Isto porque, assim como qualquer outro exercício, é preciso aquecer o corpo antes de dar início à atividade física.

 

 

street-workout-guarafrut

 

Aquecendo o corpo para o street workout

O ideal é começar a atividade com caminhada ou corrida de leve, até sentir que o corpo está totalmente aquecido. Só então devem ser iniciados os exercícios de alongamento.

 

Para o street workout, é preciso alongar todas as partes do corpo, como pescoço, ombros, braços e pernas. Esta prática, que deve ser repetida sempre antes de iniciar o esporte, é extremamente importante para evitar lesões graves. Assim, esta etapa deve ser realizada com muita atenção e cuidado.

 

Com o corpo preparado, é hora de começar a rotina de exercícios, que pode ser feita individualmente ou em grupo, com exercícios e planos específicos ou alternados, com muita ou pouca intensidade.

 

O treino deve ser ajustado ao objetivo de cada pessoa, seja aumentar a força, velocidade, resistência ou flexibilidade.

 

A execução dos movimentos utiliza o peso corporal para a execução de puxadas na barra fixa, flexão de braços, dentre diversos outros exercícios explorados. O mais indicado, no início, é buscar um profissional da área para auxiliar na construção do treino e fazer com que ele possa ser mais eficaz.

 

 

 

 

Principais benefícios desse modalidade esportiva

 

Os benefícios e as vantagens para quem pratica esta modalidade esportiva são diversos. O street workout é ideal para definir os músculos do corpo e perder gorduras indesejáveis de maneira saudável.

 

Outra grande vantagem são os benefícios psicológicos. Por ser praticado na rua e, assim, sair da rotina, treinar ao ar livre ajuda a aliviar o estresse do cotidiano, melhorando ainda mais a qualidade de vida.

 

 


Quer se iniciar no Street Workout?

Descubra a rotina de Kévin Soler. Pratique a musculação ao ar livre seguindo este treino.

 kevin Soler - guarafrut

Street Workout: sessão de 45 minutos

 

Esta rotina destina-se a praticantes regulares de musculação tradicional. Caso seja novo nesta prática, não hesite em procurar ajuda para a realização dos exercícios. Repita esta rotina de street workout 4 vezes sob a forma de circuito:

  • 5 elevações assistidas (gravitron/elástico)

  • 10 flexões

  • 6 fundos

  • 10 crunchs

Elevação

 

  • Músculos alvo: o grande dorsal, redondo maior, redondo menor e secundariamente os músculos dos braços (bíceps braquial, braquial anterior, longo supinador), os trapézios, romboides e deltoides posteriores.

  • Execução do exercício: suspenso na barra fixa, as mãos são espaçadas com uma distância maior que a largura dos ombros. Os braços ficam quase esticados (evite esticá-los completamente para proteger as articulações), os pés ficam paralelos. Suba e impulsione o corpo para cima até ter o queixo acima da barra e volte a descer.

  • Respiração: inspire durante a subida e expire quando voltar a descer.

  • Instruções de segurança: mantenha-se bem ereto durante todo o exercício, não arqueie as costas. O movimento deve ser especialmente controlado durante a descida.

  • Repetições: 5 repetições.

Flexão

 

  • Músculos alvo: o peitoral maior, o deltoide anterior e os tríceps.

  • Execução do exercício: posição inicial em prancha. Afaste as mãos na largura dos ombros, estique os braços, imobilize a bacia. Desça o peito até o chão, contraindo os abdominais. Regresse à posição original impelindo os braços.

  • Respiração: Inspire quando descer e expire quando voltar a subir.

  • Instruções de segurança: mantenha os abdominais sob tensão durante o exercício para não arquear as costas (gainage); mantenha o corpo sempre alinhado. Não hesite em realizar o exercício sobre os joelhos em caso de dificuldade.

  • Repetições10 repetições.

Fundos em barras paralelas, 1 mão por barra

  • Músculos alvo: os peitorais, o deltoide anterior, os tríceps, as costas (grande dorsal), trapézios, abdominais.

  • Execução do exercício: apoie-se sobre as duas barras paralelas, os joelhos ficam flexionados e o peito inclinado para a frente. Inicie o movimento para cima, os braços ficam praticamente esticados (evite esticá-los completamente para proteger as articulações). Desça o corpo até uma amplitude de 90° (parte superior dos braços paralela ao chão) e depois volte à posição inicial em cima sem bloquear as articulações.

  • Respiração: inspire ao descer e expire quando voltar à posição inicial.

  • Instruções de segurança: desça lentamente, sem movimentos bruscos, tão baixo quanto sua flexibilidade permitir, mas sem forçar. Os pés não devem tocar no chão. Não faça nenhum movimento estranho com o corpo, mantenha-se envolvido e faça força com os braços para voltar a subir.

  • Repetições: 6 repetições.

Para um nível mais avançado, passe para o muscle up (combinação de elevações e fundos): posição de braços esticados suspensos na barra fixa: posicione a bacia ao nível da barra e, em seguida, impulsione os braços para esticar o corpo.

Crunch ou elevação do peito ao solo

  • Músculos alvo: a grande lei dos abdominais.

  • Execução do exercício: estique-se no chão, as pernas ficam flexionadas (aproxime os pés o mais possível das nádegas) com os pés afastados à largura da bacia. As mãos ficam colocadas na altura das têmporas, (não as coloque atrás da cabeça). Enrole o peito para a frente recolhendo o queixo. Contraia os abdominais e mantenha os lombares colados ao chão. Regresse à posição inicial sem brusquidão.

  • Respiração: inspire no início do movimento, expire e sopre ao enrolar o peito.

  • Instruções de segurança: não descole a parte inferior das costas durante a contração.

  • Repetições: 10 repetições.

FLORABRAS

Localizada no Nordeste no interior de Alagoas, a Florabras é uma empresa inovadora em nossa região, por possuir uma diversidade de produtos em sua linha de produção, que vai desde bebidas composta á base de frutas até xaropes vegetais e chás compostos de ervas.

FALE CONOSCO

Tel: (82) 3421-3721

Cel: (82) 9981-5039 / (82)9652-3335

Email: florabrasbr@gmail.com

Guarafrut 2014 :: Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Interactive MOnkey

%d blogueiros gostam disto: